Termos e Condições

O presente documento determina os Termos e Condições Gerais de Venda, acordados entre a Ovarmat – Comércio de Materiais de Construção S.A., Sociedade Anónima, com sede social na Rua do Seixo, n.45, Distrito de Aveiro, Concelho de Ovar, Freguesia de Válega – 3880-557 Válega, pessoa coletiva 502 891 050, doravante designada por vendedor e os utilizadores/pessoas singulares que efetuem compras através do website www.ovarmat.pt, doravante designados por consumidores.

  • Política Comercial

    O vendedor, cujo objeto é o comércio a retalho de materiais de construção, metais, ferragens e utilidades, com CAE principal 47523-R3 e endereço de email: geral@ovarmat.pt, tem serviços e produtos digitais de “ecommerce e marketing digital” para venda no website www.ovarmat.pt.

     

    O consumidor designa o individuo / utilizador que atua enquanto pessoa singular ou coletiva, que compra através do website www.ovarmat.pt.

     

    As partes, vendedor e consumidor, acordam que a oferta, transmissão e aceitação de encomendas através do website www.ovarmat.pt, são reguladas exclusivamente, pelo presente contrato, com exclusão de quaisquer condições previamente disponíveis no website.

     

    O Consumidor deve fornecer ao Vendedor um endereço de e-mail, ou dados relativos a outra forma de contacto, que sejam corretos e completos, e aceita que o Vendedor possa contactá-lo utilizando esses dados para efeitos de tratamento de encomendas, incluindo logística de transporte, sempre que entenda necessário.

     

    O vendedor reserva-se o direito de não processar encomendas que não estejam de acordo com as condições gerais de venda do Vendedor.

     

    O Vendedor reserva-se o direito de fornecer apenas o mercado nacional, continente.

  • Encomendas

    Condições da formalização da encomenda


    Para fazer encomendas no website em www.ovarmat.pt. é necessário que o Consumidor disponha de conta de email e que o seu browser esteja configurado para aceitar cookies e pop-ups, para que possa usufruir de todas as condições de navegabilidade.


    1) O Consumidor deve registar-se conforme as seguintes instruções:


    • Para criar conta na Ovarmat basta clicar no ícone    e preencher as informações solicitadas;


    • Após submeter os seus dados, receberá um email de confirmação;


    • Abra esse email e clique no link apresentado para finalizar a sua abertura de conta;


    • Se não receber o email, verifique a sua caixa de spam ou fale connosco;



    Na Área de Cliente, deverá ter acesso ao histórico das suas encomendas, devoluções, consultar faturas e proceder à alteração dos dados de acesso à sua conta.


    2) Para efetuar uma encomenda deve: 


    • Navegar através das categorias ou pesquisar o nome ou referência do artigo através da barra de pesquisa. Ao entrar na página do produto pretendido, tem acesso a toda a informação que necessita sobre o mesmo. Poderá escolher a quantidade e características do mesmo e, por fim, adicionar ao carrinho;


    • Depois de adicionar um produto ao carrinho, pode proceder para o pagamento ou pode continuar a adicionar mais artigos ao mesmo;


    • Se pretende proceder para o pagamento do carrinho, clique no ícone    no canto superior direito e escolha Finalizar Compra;


    • Entrará no resumo da sua encomenda, onde pode colocar os seus códigos promocionais;


    • Ao continuar, deve escolher um dos métodos de entrega disponíveis (para mais informações sobre os nossos métodos de entrega, consulte as nossas Perguntas Frequentes). Insira a morada onde pretende receber a sua encomenda e preencha os dados de faturação com um NIF válido e uma morada de faturação; 


    • Por fim, escolha um dos métodos de pagamento (para mais informações sobre os nossos métodos de entrega, consulte as nossas Perguntas Frequentes);


    • A encomenda está confirmada quando seleciona o botão Pagar com Segurança no final do processo de compra.


    Quando o Vendedor recebe a encomenda surgirá no ecrã uma mensagem com o seu número de encomenda e todos os detalhes da mesma. O acordo de compra é finalizado nesse momento. 


    Uma confirmação da encomenda é enviada para o seu email.  Sugerimos que guarde, imprima ou descarregue essa informação para referência futura.

    Ao enviar o formulário de encomenda está a aceitar as condições gerais de compra, assim como outras condições existentes em www.ovarmat.pt, através de links, incluindo as condições e termos gerais de utilização.


    Se os produtos apresentados no website www.ovarmat.pt, não se encontram disponíveis no momento do último acesso ou quando o Vendedor receciona o pedido, o Vendedor deverá informar o Consumidor sobre a indisponibilidade dos mesmos dentro de 5 dias de calendário após a receção do pedido.


    Nos casos em que o Consumidor procedeu a uma encomenda e respetivo pagamento de produtos não disponíveis, o Vendedor procederá ao estorno do dinheiro pago pelos itens indisponíveis, pela mesma via utilizada no pagamento.


    Direito a não aceitar a encomenda ou cancelar a compra


    O Vendedor reserva-se o direito de recusar ou cancelar encomendas por qualquer motivo, mesmo depois da confirmação automática das mesmas, isento de responsabilização por quaisquer danos ou custos, nomeadamente nas seguintes situações:


    • O serviço ou produto já não se encontra disponível (os pagamentos serão devolvidos);


    • A informação de faturação não é correta ou verificável;


    • A encomenda é sinalizada pelos nossos Sistemas de Segurança como uma encomenda incorreta ou uma encomenda suscetível de fraude;


    • O pagamento da encomenda não foi rececionado num período de cinco dias após a aceitação da encomenda;


    • Se acharmos que tem menos de dezoito anos;


    • Se acharmos que é revendedor;


    • Não for possível entregar no endereço fornecido.


    O Vendedor poderá não processar encomendas que não tenham garantia suficiente de boa cobrança, quando as encomendas estão incompletas ou incorretas ou os produtos encomendados já não se encontram disponíveis. Nos casos referidos, o Consumidor será informado por email que o contrato de venda não foi efetuado e que o Vendedor não prosseguiu com a venda, especificando as razões para tal.

  • Verificação de dados

    O Vendedor reserva-se o direito de poder executar verificação de endereço, credibilidade e verificação de fraude.

    Em relação à verificação de fraude podem ser executadas verificações parcialmente automatizadas em todas as encomendas para filtrar transações incomuns, suspeitas ou identificadas como suscetíveis de fraude. As suspeitas de fraude serão investigadas e, se necessário, processadas. 

     

    Estas verificações podem condicionar a aceitação da encomenda do Consumidor.

    Ao confirmar o seu pedido, o Consumidor, confirma que concorda com estas condições.

  • Pagamentos

    No website www.ovarmat.pt, o Vendedor disponibiliza ao Consumidor os métodos de pagamento:


    Multibanco;
    MBWay;
    Cartões de crédito / Débito Visa;
    Cartões de crédito / Débito Mastercard;
    FLOA Pay 3X;
    FLOA Pay 4X.


    Processamento do pagamento


    No caso do pagamento com cartão bancário, o débito será efetuado no cartão do Consumidor imediatamente após confirmação da capacidade de prestação do serviço ou envio do produto. Se algum dos produtos ou serviços encomendados não for possível de ser enviado ou prestado, o valor dos mesmos será creditado no cartão do Consumidor, após o fecho da encomenda.


    Se optar pelo pagamento por Multibanco, o tratamento da encomenda será iniciado, após confirmação do pagamento. Tal pode demorar alguns dias. Decorridos 48h de calendário, após a realização da encomenda, não tendo sido confirmado o pagamento, a mesma será anulada.


    Se optar pelo pagamento em prestações  FLOA Pay, o tratamento da encomenda será iniciado, após confirmação do pagamento. Tal pode demorar alguns dias. Decorridos 48h de calendário, após a realização da encomenda, não tendo sido confirmado o pagamento, a mesma será anulada.


    Pague em 3 ou 4 prestações sem juros nem custos adicionais, com cartão de crédito ou débito com o seu parceiro FLOA.

    FLOA, uma sociedade anónima (société anonyme), com o capital social de 72.297.200 €, registada no registo comercial de Bordeaux com o número 434 130 423, com sede em Bâtiment G7 - 71 Rue Lucien Faure em Boreaux (33300), France. Oferece soluções de pagamento reservadas a particulares (pessoas singulares maiores de idade) residentes em Portugal e titulares de um cartão bancário Visa ou MasterCard com uma data de validade correspondente à duração do reembolso que lhe permite pagar as suas compras de bens e/ou serviços, através de “Pagamento em 3X” ou “Pagamento em 4X”, sem juros.


    Após ter concluído a sua encomenda, deverá optar por pagar utilizando o método de pagamento pretendido, “Pagamento em 3X” ou “Pagamento em 4X” por cartão de crédito ou débito; Será então redirecionado para a página web da FLOA, onde poderá efetuar o seu pagamento. A FLOA reserva-se o direito de aceitar ou recusar o pedido de financiamento; O cliente poderá, dentro do prazo de 14 dias, cancelar o pedido de pagamento efetuado. Para mais informações, clique aqui.


    Note que se solicitar o pagamento da sua encomenda de bens e/ou serviços utilizando estes métodos de pagamento, os seus dados pessoais serão transmitidos à FLOA para efeitos de análise do pedido de financiamento, gestão do contrato de crédito e, se necessário, de recuperação. Para mais informações, clique aqui.


     Estas informações não serão utilizadas pelo Vendedor, exceto para realizar os procedimentos necessários para a compra ou estorno, no caso de devolução, em conformidade com o exercício do direito de retorno ou para comunicação à polícia, de casos de fraude.

     

    Disponibilização e consumo

     

    A disponibilização do serviço ou produtos será realizada após a confirmação do pagamento efetuado e entregue conforme condições de opção do Consumidor.

  • Segurança

    O Website www.ovarmat.pt, utiliza tecnologias de encriptação para enviar e receber informação, de forma a manter a segurança dos dados.

     

    As informações de pagamento serão encriptadas a partir do momento em que entra, até que a sua transação seja processada e não serão guardadas em servidores públicos.  Apesar de utilizarmos um software de encriptação, a segurança da informação e pagamentos transmitidos pela Internet através de terceiros pode não estar garantida.

     

    O Vendedor não poderá ser responsabilizado por qualquer dano sofrido como resultado do uso de meios eletrónicos de comunicação incluindo, mas não limitado, a danos recorrentes de falhas ou atrasos na entrega das comunicações eletrónicas, interceções ou manipulações das comunicações eletrónicas por terceiros ou por programas de computador utilizados para comunicações ou transmissões de vírus.

     

    Os pagamentos só poderão ser processados se a informação a usar para faturação puder ser verificada.

  • Reserva de propriedade

    O Vendedor detém a propriedade dos bens até que tenha recebido o pagamento integral dos mesmos.

  • Preços

    Os preços dos produtos e serviços exibidos no website incluem imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor. As taxas de envio são aplicadas por encomenda, quando aplicável. O preço exato da taxa de envio dependerá das características do produto e da distância ao ponto de entrega.

     

    Os preços são todos cotados em euros.

     

    O preço total apresentado no final de processo de compra inclui impostos.  Os preços são cotados aquando da confirmação da encomenda, a qual pode ser impressa ou descarregada para referência futura. O consumidor deve proceder a pagamentos do montante exato especificado na confirmação da encomenda, assim como a pagamentos individuais por encomenda.

     

    Alterações de preço

     

    Os preços dos produtos e serviços apresentados no website são passíveis de alteração. O Vendedor reserva-se o direito de alterar os preços sem aviso prévio.  Os preços exibidos no momento da compra são os preços aplicados a essa compra.

     

    Erros nos preços

     

    Mesmo sendo o website atualizado com atenção, é possível que a informação sobre o preço no website contenha erros. O Vendedor não se compromete com a oferta e reserva-se o direito a cancelar a encomenda, no caso de tal erro ocorrer.

  • Qualidade e garantia da informação no website

    A apresentação (imagens, forma, cores, etc.) dos serviços ou produtos oferecidos para venda em www.ovarmat.pt, podem não corresponder exatamente à realidade, devido ao navegador de Internet e monitor utilizados. Em caso de dúvida o Consumidor deve contactar o Vendedor para os devidos esclarecimentos.

  • Envio e entrega

    O comprovativo de compra do serviço ou produto, é enviado assim que o pagamento é confirmado.

     

    O Vendedor não poderá ser responsabilizado por incumprimento ou mora no cumprimento de qualquer obrigação que seja devida a um evento de força maior, isto é, a um acontecimento, ato ou omissão, fora do seu controlo razoável.

     

    O Vendedor tentará entregar no tempo previsto, na medida em que tal seja comercialmente razoável, contudo, não pode garantir a entrega atempada sempre que existam condicionamentos de terceiros ou motivados pelo próprio Consumidor.

  • Cancelamentos, devoluções e trocas

    O Consumidor pode cancelar a encomenda, desde que esta ainda não tenha sido enviada.

     

    Se o Consumidor pretender cancelar uma encomenda, deve verificar previamente o estado da encomenda através do separador “Encomendas” disponível em “Área de Cliente”, situado no canto superior direito da página principal do website.

     

    Se o estado for “Em pagamento”, existe a possibilidade da encomenda ser cancelada. O Consumidor deverá contactar o serviço de apoio ao cliente via email geral@ovarmat.pt e pedir o cancelamento da encomenda.

     

    Caso o pedido de anulação seja bem-sucedido, o Consumidor será notificado por email desta decisão e a anulação será processada sem custos para o Consumidor.

     

    No caso de produtos e serviços digitais, os mesmos são entregues após confirmação do pagamento.  A encomenda não pode ser cancelada após confirmação de pagamento.

     

    Se o pagamento não for rececionado e confirmado num período de 48h após a aceitação da encomenda, a mesma será cancelada automaticamente.

     

    O Consumidor tem direito a resolver o contrato dos produtos ou serviços que adquirir sem incorrer em quaisquer custos e sem necessidade de indicar o motivo, procedendo à respetiva devolução, no prazo de catorze dias a contar do dia da celebração do contrato e restantes termos do disposto no Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro (com as alterações conferidas pelo Decreto-Lei n.º 78/2018, de 15 de outubro e pela Lei n.º 47/2014, de 28 de julho). Excluem-se os custos relativos aos portes de entrega.

     

    Em caso de resolução do contrato, serão reembolsados ao Consumidor todos os pagamentos efetuados, excluindo os custos relativos aos portes de entrega.

     

    O consumidor pode proceder à devolução do artigo no prazo máximo de 30 dias de calendário. Se os artigos devolvidos se apresentarem em estado considerável aceitável para aceitação da devolução,  o Vendedor procede ao reembolso de todos os pagamentos recebidos no prazo de 30 dias a contar da data da validação da devolução na área de cliente do consumidor.

     

    Salvo acordo das partes em contrário, o Consumidor não pode resolver livremente os contratos de prestação de serviços, quando:


    • os serviços tenham sido integralmente prestados após o prévio consentimento expresso do consumidor;
    • o Consumidor reconheça que perde o direito de livre resolução se o contrato tiver sido plenamente executado pelo Vendedor;
    • se o produto ou serviço, objeto da resolução do contrato, não se encontrar nas devidas condições de integridade física ou outra considerada fundamental para o bom estado do produto ou serviço.

     

    Caso o motivo da resolução de contrato decorra da existência de defeito ou não conformidade com os produtos encomendados, o Vendedor suportará as despesas de envio e devolução.  No  caso de exercício do direito de livre resolução do contrato, ou nos termos do parágrafo anterior, os custos da devolução dos bens deverão ser assumidos pelo Consumidor.

     

    O reembolso dos pagamentos será feito através do mesmo meio de pagamento que tiver sido utilizado pelo consumidor na transação inicial, salvo acordo em contrário.

     

    O Consumidor pode trocar um artigo por outro com o mesmo valor comercial. Para proceder a uma troca, o Consumidor demonstra a intenção de troca em local próprio da área de cliente no website e procede à devolução do artigo nos termos definidos para as devoluções.

     

    O vendedor reserva-se o direito de não aceitar trocas de produtos, que não se encontrem nas devidas condições de integridade física ou outra considerada fundamental para o bom estado do produto ou serviço.

     

    O vendedor informa o Consumidor da aceitação da intenção de troca, e procede à emissão da Nota de Crédito do valor do artigo para a conta corrente do Consumidor. O novo artigo será enviado ao cliente nos termos previamente acordados, com resolução da Nota de Crédito existente.

     

    Sempre que o valor do artigo adquirido seja distinto do valor do artigo pretendido para troca, o Consumidor deve proceder nos termos definidos para Devoluções, não sendo possível efetuar trocas de artigos de valores comerciais distintos.

     

    O Consumidor tem ainda a possibilidade de proceder à troca do artigo numa loja física do Vendedor. Nestes casos, sempre que o valor do artigo pretendido para a troca, for inferior ao artigo inicialmente adquirido, a diferença será creditada na conta corrente do cliente, não sendo possível a devolução em numerário ou por outra via.

     

     

    O Consumidor não pode resolver livremente os contratos de fornecimento de conteúdos digitais não fornecidos em suporte material se a sua execução tiver início com o consentimento prévio e expresso do próprio.

     

    O Vendedor não procederá ao estorno do valor de participação num serviço no caso do Consumidor não se encontrar presente no dia de execução do mesmo.

     

    Não é possível que uma pessoa que recebeu um produto como oferta de outra pessoa, possa proceder à devolução do mesmo. Neste caso, para proceder à devolução, deve contactar a pessoa que o comprou, no sentido que esta proceda à sua devolução.

  • Apoio ao cliente

    Para informações adicionais, o Consumidor pode contactar o Vendedor via endereço de email geral@ovarmat.pt ou pode preencher o nosso formulário de contacto através do separador Fale Connosco.

  • Condições aplicáveis aos códigos promocionais (descontos)

    Quando utilizado de acordo com as regras estabelecidas, um código de promoção habilita o utilizador a usufruir de uma promoção/desconto relativo à compra de um produto específico ou para um conjunto de produtos, durante o período indicado/associado ao código promocional /campanha promocional.

     

    Os códigos promocionais só podem ser utilizados em compras online efetuadas no website.  Não é permitida a venda, a troca ou a doação de um código promocional. O Consumidor portador do código promocional não pode carregar ou disponibilizar um código promocional em qualquer website ou outra forma pública de oferta, doação, venda ou troca.  Não é permitida a utilização de códigos promocionais para fins comerciais.

     

    O código de promoção está conectado com o Vendedor.  Não é permitida a utilização do código promocional em conexão com outra marca, empresa ou nome.  Não é igualmente permitida a utilização do código promocional de forma ilegal, abusiva ou desrespeitosa, bem como em qualquer outra forma que possa prejudicar a reputação do Vendedor.

     

    A utilização do código promocional está condicionada apenas a uma utilização por produto e por encomenda.  Os códigos promocionais não são acumuláveis com quaisquer outras promoções ou ofertas especiais, salvo exceções definidas pelo Vendedor.

     

    Os códigos promocionais não são trocáveis/cambiáveis por dinheiro.

     

    O Vendedor não tem obrigação de reeditar ou restituir códigos promocionais. No caso do Vendedor decidir reeditar ou reembolsar um código promocional, necessita de ter acesso ao código promocional inicial. O consumidor deve manter cópia do seu código promocional inicial, de forma a permitir uma eventual reedição. A não apresentação da cópia implica a perda total do código promocional.

     

    Nos casos em que o Vendedor reedita/reembolsa o código promocional, o desconto desse valor só poderá ser aplicado numa compra de valor igual ou superior à compra em que o desconto/código promocional foi emitido.

     

    Sem prejuízo de quaisquer outros direitos, o Vendedor tem o direito a invalidar de forma imediata o código promocional, caso o Vendedor tenha motivos para suspeitar que um código promocional fraudulento; com violação dos pressupostos acima mencionados, por usurpação ou qualquer outra situação que confira ao Vendedor matéria de facto.

  • Validade das promoções

    As promoções do website são válidas apenas para o momento em que são exibidas no website, a menos que seja comunicada no website informação em contrário. O Vendedor não está vinculado a qualquer oferta, caso se registem erros ou equívocos de ortografia, preços ou outros na informação existente no website. O Vendedor reserva-se o direito de cancelar qualquer compra e venda celebrada ao abrigo de tais erros.

  • Disponibilidade

    A satisfação de todas as encomendas realizadas no website está sujeita à disponibilidade de stock. O Vendedor tenta assegurar que todos os itens colocados à venda no website possuem stock, contudo, reserva-se o direito de não aceitar quaisquer encomendas ou cancelar encomendas já confirmadas para produtos que se encontrem provisoriamente ou definitivamente, sem stock.  Nestes casos, o Vendedor informará o Consumidor de tal facto e procederá ao reembolso do valor pago.

  • Responsabilidade

    O Vendedor só será responsável por danos sofridos pelo Consumidor no caso de tais danos resultarem de violações imputáveis às obrigações contratuais do Vendedor perante o Consumidor ou no caso da responsabilidade do Vendedor resultar do direito legal aplicável.

     

    Caso o Consumidor tenha sofrido danos relacionados com a atividade do website, a responsabilidade do Vendedor será limitada a:

    • Custos razoáveis e comprováveis incorridos pelo Consumidor para encontrar a causa e o montante da indemnização imputáveis ao dano;


    • O reembolso máximo da indemnização acima mencionada será (se aplicável) o preço dos produtos em causa.

     

    O Vendedor não poderá ser responsabilizado pelos danos sofridos por terceiros, resultantes do uso de quaisquer produtos. O Vendedor não poderá ser responsabilizado pelos danos sofridos pelo Consumidor como consequência de uma utilização indevida dos produtos.

     

    O Vendedor não se responsabiliza por danos que decorram de utilização indevida de produtos, resultante de interpretação incorreta de informação do website.

     

    No caso de o Consumidor sofrer danos que sejam resultado de negligência grave ou dolo por parte do Vendedor não se aplica nenhuma das limitações constantes neste artigo.

  • Alteração dos Termos e Condições de Venda do website da Ovarmat

    O Vendedor reserva-se o direito de alterar os “Termos e Condições de Venda do website da Ovarmat” em qualquer altura. O Consumidor está sujeito aos princípios e termos em vigor à data da encomenda, salvo se a lei ou autoridade competente impor qualquer alteração aos mesmos.

     

     

    Informações no website

     

    Apesar do rigor associado a todas as atividades de conteúdo do website, as informações, textos, documentos gráficos, filmes, música e/ou outros serviços podem conter erros ou estarem incompletos ou incorretos.

     

    O Vendedor não poderá ser responsabilizado por quaisquer danos resultantes do uso (ou incapacidade de uso) do website, incluindo danos causados por vírus ou qualquer inexatidão ou imperfeição das informações, salvo se tal dano for resultado de dolo ou negligência por parte do Vendedor.

     

     

    Propriedade intelectual e industrial

     

    As marcas, denominações e outros elementos apresentados no website www.ovarmat.pt  encontram-se protegidos nos termos das disposições legais aplicáveis à propriedade industrial.

     

    A reprodução ou representação total ou parcial desses elementos é estritamente proibida e deve ser objeto de uma autorização escrita prévia do Vendedor ou dos respetivos titulares.

     

    Os utilizadores/Consumidores apenas estão autorizados a copiar e imprimir porções do website caso tal seja necessário para efetuar uma encomenda.

  • Legislação aplicável

    As presentes condições gerais e todos os litígios emergentes que estejam relacionados com estas condições gerais, incluindo a sua validade, o uso do website ou qualquer compra no mesmo encontram-se sujeitas à legislação portuguesa.

    Qualquer conflito ou divergência de interpretação das Condições Gerais de Contratação e Utilização será submetido ao Tribunal português competente.

    Caso o Consumidor se encontre fora de Portugal, o Vendedor informa que qualquer processo judicial deve ser encaminhado para os Tribunais Portugueses.

     

     

    10 de maio de 2021