Durante os meses de inverno, tudo o que queremos é um lar bastante acolhedor e com a temperatura agradável. No entanto, não adianta gastar eletricidade, queimar lenha ou combustível, se a casa não está bem isolada.
Quando o frio chega e parece que nada é capaz de aquecer a sua casa, cuidado! Pode ser sinal de que há correntes de ar e você precisa estar atento a estas dicas:
Cortinas blackout
Estas podem sobrepor-se às cortinas mais finas e transparentes que já tem nas suas janelas, e irão tornar a sua casa mais quente. Mas durante o dia, não se esqueça de abri-las, para deixar entrar o sol dentro de casa.
- Portas e janelas
Por baixo e pelos lados das portas, e pelas ranhuras das janelas são os locais mais tradicionais de entrada de ar indesejado. Se não puder trocar as suas janelas ou portas antigas, coloque silicone ou uma fita de borracha adesiva isolante. Esta deverá ter uma espessura ideal, para tapar corretamente as ranhuras, por onde entra o frio. Outra solução para uma casa mais isolada são os marcos de metal/madeira que se coloca na ranhura inferior das portas.
- Isolamento Térmico
Existem vários materiais isoladores, tanto térmico, como acústico que o ajudam a ter uma casa mais quente.
- Lareiras
Quando não utilizadas, mantenha o regulador (se houver) fechado para evitar a entrada de ar.
- Tapetes
Permitem aquecer a casa e isolá-la ao mesmo tempo. O chão coberto aquece toda a casa.
- Contrate um profissional
Pequenas ranhuras existentes em paredes, tetos ou chão são fáceis de resolver por si, mas problemas maiores devem ser tratados com ajuda de um profissional.
Estas são algumas das formas mais populares de eliminar um problema tão comum nos dias frios e, ao mesmo tempo, manter o seu lar sempre quentinho e acolhedor. E você, qual destas opções utiliza?
Registe-se na nossa newsletter para receber as nossas dicas!