A importância dos EPIs
Dicas

02 Fevereiro 2023

A importância dos EPIs

A importância dos EPIs


Manter o ambiente de trabalho seguro deve ser uma prioridade para as empresas que se preocupam com o bem estar físico e mental dos seus colaboradores. Todas as tarefas em que possam existir algum tipo de risco, devem ser executadas com o auxílio de EPIs, onde estão incluídos óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar, entre outros.


Estes equipamentos de proteção individual são fundamentais para determinadas profissões de risco e reduzem acidentes indesejados e até mortes.



  • O que são?

O EPI - Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.


  • Para que servem?

Os EPIs servem, maioritariamente para proteger o utilizador. Por exemplo, se uma ferramenta cair de um local alto sob um trabalhador com capacete, este sairá ileso ou apenas com uma lesão, algo que não aconteceria se estivesse desprotegido.
Além de proteger o exterior, também protege o organismo contra substâncias com propriedades alérgicas, tóxicas e agressivas, que podem desencadear doenças profissionais.


  • Quais as vantagens?

O uso de EPIs tem diversas vantagens para a empresa como para os colaboradores, como prevenção de acidentes, maior produtividade, menores riscos de substituição, ampliação do bem-estar e maior motivação no ambiente de trabalho, maior conscientização no trabalho e adequação às exigências legais.


  • Quais os principais tipos de EPIs?

Os EPIs são divididos por área do corpo que precisa de proteção. Por isso, é muito importante que a empresa reconheça quais os itens que necessita de adquirir para os seus colaboradores estarem protegidos a desempenharem s suas funções.


Os principais são os protetores de cabeça, como os capacetes, protetores faciais e oculares, como as máscaras, viseiras e óculos, e protetores de audição como os auriculares, abafadores e tampões.


Existem ainda aventais para proteger o tronco, respiradores como protetores respiratórios, luvas para as mãos, botas e sapatos de segurança e sistemas anti quedas, além do conhecido cinto de segurança.




Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso. A empresa e os colaboradores devem compreender a importância do uso destes equipamentos de proteção no dia a dia.


Os ambientes de trabalho evoluíram bastante, e consequentemente os EPIs também. Atualmente é essencial fornecer mais segurança e conforto para os trabalhadores. Para isso, estes equipamentos são desenvolvidos com melhor qualidade, e não é exceção dos sapatos de segurança, que são criados para atenderem a diferentes ambientes de trabalho e a diferentes trabalhadores.


Na nossa loja, pode conhecer a nova gama de calçado de segurança da marca ToWorkFor onde a segurança, a qualidade e o conforto são os pontos fortes do calçado. Pode encontrar botas e sapatos de seguranças de últimas tendências com a máxima comodidade e tecnologia para um melhor desempenho.


Legislação:

O Decreto-Lei n.º 82/99, de 16 de Março, regula as prescrições mínimas de segurança e saúde dos trabalhadores na utilização de equipamentos de trabalho.



Registe-se na nossa newsletter para receber mais dicas!


NEWSLETTER


Deixe o seu comentário sobre este artigo

O formulário foi submetido com sucesso.
Campo de preenchimento obrigatório.
Campo de email inválido
Campo com limite máximo de caracteres
Este campo não coincide com o anterior
Campo com limite mínimo de caracteres
Ocorreu um erro na submissão, por favor reveja o formulário.

* Campos de preenchimento obrigatório.