Manter o bom estado das suas ferramentas elétricas é muito importante se necessitar de realizar pequenos trabalhos em casa, ou em grandes obras e ainda ajuda a aumentar o tempo de vida útil destes equipamentos e a evitar algum risco para quem os utiliza.
Neste artigo iremos dar algumas dicas importantes para poder conservar corretamente as suas ferramentas elétricas:
- Armazenamento:
O armazenamento deve ser um dos primeiros pontos a considerar para manter as ferramentas elétricas em bom estado. Estas devem ser guardadas em locais secos, afastados de pontos humidade. Pode até utilizar a embalagem fornecida pelo fabricante, que oferece maior segurança e facilidade de transporte. Caso não tenha, existem malas ou caixas de material resistente, que são ideais para guardar ferramentas elétricas.
- Tomadas:
É bastante habitual cortar as pontas de tomadas dos cabos das ferramentas, para estas serem mais fáceis de se conectarem em qualquer ponto de energia. Porém, pode influenciar negativamente na segurança de quem está a utilizar a ferramenta e de quem estiver próximo, mas também perde a garantia do equipamento. A melhor opção para fazer a ferramenta funcionar em qualquer tomada é utilizar uma extensão adequada.
- Voltagem:
Várias ferramentas elétricas funcionam em modo bivolts, ou seja, podem operar tanto em 110V como em 220V. No entanto, algumas máquinas operam somente em 110V, logo é necessário ter atenção ao tipo de tomada a que serão ligadas.
- Utilização:
Evite utilizar as ferramentas em trabalhos diferentes daqueles a que se destinam. Verifique sempre se a potência é apropriada para o trabalho a realizar e não aproveite um acessório de um equipamento, noutro distinto, pois pode danificar a peça em que está a trabalhar, estragar a ferramenta ou provocar acidentes. Siga sempre as recomendações do manual do fabricante, isto irá ajudar a manter o desempenho da ferramenta por mais tempo.
- Limpeza:
É muito importante manter as suas ferramentas limpas para prolongar a expectativa de vida delas. Para esta etapa certifique-se de que as ferramentas não estão conectadas a nenhuma fonte de energia. Utilize um pincel de cerdas macias ou compressor de ar para remover resíduos, incluindo as entradas e saídas de ar, a parte externa do equipamento pode ser limpo com um pano seco macio. Também pode lubrificar com óleo de máquina, para evitar a oxidação com o passar do tempo.
- Revisão:
O ideal é fazer uma revisão pelo menos uma vez no ano, para verificar a substituição e lubrificação de peças, ressecamento e rachaduras de cabos e carcaças ou formação de ferrugem. Esteja atento a trepidações ou a algum tipo de ruído fora do normal. Caso algo não lhe pareça bem, leve a ferramenta para a manutenção.
Ao colocar em prática todas as nossas dicas e seguir as instruções do manual da própria ferramenta elétrica, é mais simples e fácil de a manter em bom estado durante muito tempo, e evitar uma compra nova ou até acidentes.
Na nossa loja online encontra diversas ferramentas elétricas de qualidade para qualquer trabalho que necessite de fazer.
Registe-se na nossa newsletter para receber mais dicas!