O papel de parede é uma excelente opção para renovar e dar um novo ar à sua casa sem ter de a pintar. Existem diversos papéis de parede, para a sala, casa de banho, cozinha, quarto e com os mais diferentes materiais, desenhos, padrões e texturas. É prático de aplicar, não necessita de ajuda de um profissional, é mais económico do que algumas tintas e apresenta também uma ampla variedade de opções, de acordo com o seu gosto.
Aplicar um papel de parede pode parece complicado, mas é bastante simples. E neste artigo iremos dar algumas dicas sobre como aplicar papel de parede da maneira mais fácil e correta.
- Tipos:
Além de existir papel de parede com vários padrões, existem vários tipos também, sendo os mais conhecidos, o vinílico, tradicional, TNT, autocolantes ou com cola.
- Materiais:
Para uma aplicação correta necessita de alguns materiais, como lixa, escada, tesoura, pano ou esponja, cola de papel de parede, caso não seja autocolante, espátula, x-ato, fita métrica e pincel ou rolo de pintura.
- Aplicação:
Com todos os materiais necessários, lixe a parede. Esta deve estar toda igual e lisa para uma aplicação mais fácil. Se existir algum buraco na parede, conserte também com a ajuda de alguma massa própria. A parede deve estar bem limpa, sem pó, sem ranhuras e sem tinta, se possível.
De seguida, meça a parede, comece do rodapé até ao teto ou até à altura desejada. Caso existam janelas, portas, tomadas ou interruptores anote essas medidas para recortar.
Corte o papel de parede de acordo com a altura da parede. Lembre-se de deixar sempre um pouco de folga em cima e em baixo, mesmo que o papel de parede não tenha desenhos.
Após cortar o papel, passe a cola mais apropriada. Pode utilizar um pincel ou rolo de pintura e até um recipiente para ajudar no processo. Se o papel de parede utilizado for o autocolante, não necessita deste passo.
Com o auxílio de uma escada, aplique o papel de parede. Comece a aplicação de cima para baixo, ajuste sempre no canto superior e alise para baixo com uma espátula ou as próprias mãos. Se ficarem algumas bolhas de ar, estas desaparecerão após alguns dias.
Corte as sobras com uma espátula e x-ato, para um acabamento mais perfeito. Pode optar por recortar o papel sobre as tomadas e interruptores, no final também.
Por fim, corrija as falhas com a ajuda de uma esponja ou pano húmido. Evite esfregar, o objetivo é limpar e remover as marcas de dedos e excesso de cola. Deixe o papel de parede secar bem entre 4-6 horas.
Aproveite o início da Primavera e ponha em prática estas dicas e dê um novo toque à sua casa.
Registe-se na nossa newsletter para receber mais dicas!