Como sabemos, o excesso de humidade é um dos piores problemas que se pode ter em casa, especialmente no Inverno. É responsável pelo aumento de micro-organismos no ambiente, como bactérias, fungos e ácaros, mas também pode afetar negativamente a sua saúde, causando alergias.
A humidade, para uma casa, é um problema que pode causar alguns prejuízos materiais, pode causar manchas de água nas paredes e tetos, condensação frequente nas janelas, odor a mofo, entre outros danos desagradáveis.
Principais vantagens de ter um desumidificador:
A principal vantagem é a diminuição substancial dos níveis de humidade, porém, existem outras vantagens, quer para a qualidade do ar e da sua saúde, quer para a própria habitação:
- Diminui os alergénios;
- Elimina e previne o bolor;
- Evita a condensação;
- Previne a corrosão em bens materiais;
- Promove uma melhor respiração;
- Reduz o odor a mofo.
O investimento num desumidificador para reduzir os níveis de humidade é essencial, no entanto, é também importante saber como escolher o equipamento mais indicado.
Como escolher um desumidificador:
Para escolher o equipamento mais apropriado para as suas necessidades, é fundamental, ter alguns aspetos em conta.
- Reservatório de água:
Durante a procura pelo melhor desumidificador, deve ter em consideração a divisão em que este vai ser usado. O tamanho do espaço define a capacidade do reservatório de água. Quanto maior o espaço, maior deve ser a capacidade de armazenamento de água. Numa divisão pequena um reservatório de 1,5L é o suficiente, já numa divisão maior, talvez necessite de um reservatório de 5L.
- Capacidade de extração:
Este fator refere-se à quantidade de humidade que o desumidificador consegue extrair em 24 horas. Esta capacidade deve ser adequada ao tamanho e às condições do espaço. Se a divisão apresenta níveis de humidade elevados, a capacidade de extração deve ser maior.
- Mobilidade:
Se pretender utilizar o desumidificador em mais do que uma divisão, o ideal será adquirir um aparelho com pega ou rodas, para ser facilmente transportado de um lado para o outro.
- Temporizador:
Um desumidificador com temporizador incorporado contribui para uma facilidade na sua rotina e para poupar mais energia, pois consegue programar o equipamento para ligar e desligar a uma determinada hora.
Além destes fatores, deve ainda prestar atenção ao ruído, à etiqueta energética, ao tipo de filtros necessários para o depósito de água e aos cuidados de manutenção.
Independentemente do tipo de desumidificador que adquiri, este equipamento é benéfico e essencial para si e para a sua família, mas também para a sua casa. O aparelho pode melhorar bastante a qualidade do ar da sua habitação, permitindo que desfrute de um ar mais limpo e saudável.
No nosso site encontra várias opções de desumidificador, adaptadas às suas necessidades!
Registe-se na nossa newsletter para receber mais dicas!