Com a chegada dos dias mais frios, a frequência com que se usam os equipamentos de aquecimento aumenta. Consequentemente, passa a haver uma maior necessidade de limpeza dos mesmos.
A manutenção e limpeza do seu equipamento de aquecimento é extremamente importante. Essencial para garantir o seu normal funcionamento e estado de segurança. Além disso, o hábito de limpar regularmente o seu equipamento aumenta o seu tempo de vida útil.
Como limpar a salamandra?
Antes de começar a limpeza da sua salamandra, deve assegurar que esta está desligada e completamente fria. Evitando acidentes e queimaduras.
Comece por retirar todos os resíduos com a ajuda de um aspirador de cinzas ou de uma vassoura e pá. Certifique-se que remove todos os resíduos e que não fica sujidade nenhuma no seu interior.
De seguida, passe à limpeza do vidro da salamandra. A limpeza do vidro deve ser o último passo do processo de limpeza, e só realizado quando o seu interior estiver totalmente limpo.
O fumo da queima de matérias, tanto na salamandra a lenha como na salamandra a pellets irá sujar o vidro durante o uso. Apesar de, não prejudicar diretamente o funcionamento da mesma, se não limpar o vidro, não só fica menos estético, como o impede de apreciar a beleza de ver o fogo a arder.
Como limpar o vidro da salamandra?
Use produtos específicos para a limpeza destes vidros e limpe com a ajuda de papel de cozinha ou jornais velhos que tenha por casa. Repita este processo pelo menos uma vez por semana ou sempre que for necessário. Tenha o cuidado de evitar colocar este tipo de produtos nas partes metálicas do dispositivo e não deixe que o produto escorra, para evitar danificar a porta.
Como fazer a manutenção da estrutura?
Com o passar do tempo, a estrutura começa a apresentar sinais de desgaste, especialmente no caso de lareiras. Para restaurar o seu sistema de aquecimento, o melhor será mesmo recorrer à ajuda de profissionais, já que estes têm acesso a produtos especializados e contam com mais experiência na área. Se a manutenção for pequena e decidir que a vai fazer você mesmo, use sempre produtos próprios e que sejam resistentes a altas temperaturas.
Como limpar a chaminé?
Este é um dos pontos da limpeza de sistemas de aquecimento mais ignorados, mas essencial para a sua segurança e bom funcionamento do sistema.
Uma vez por ano, de preferência antes da chegada do inverno, a sua chaminé deve ser limpa, usando escovas próprias. Certifique-se de que limpa muito bem a sua chaminé por dentro, para evitar incêndios ou a libertação de detritos. Também é aconselhável que, de dois em dois anos, peça ajuda de um profissional especializado neste tipo de serviço.
É simples e fácil manter o seu equipamento sempre limpo!
Gostou do nosso artigo? Registe-se na nossa newsletter para receber as nossas dicas!